sexta-feira, 28 de junho de 2013

Corteo é o novo espetáculo do Cirque du Soleil no Brasil em 2013

Corteo, que significa "cortejo" em italiano, é uma procissão alegre, uma parada festiva imaginada por um palhaço. O espetáculo reúne a paixão do ator com a graça e a força do acrobata, para transportar o público a um mundo teatral de prazer, comédia e espontaneidade situado num espaço misterioso entre o céu e a terra.
O palhaço imagina o seu próprio funeral, numa atmosfera de festa e observado por amáveis anjos. Contrastando o grande e o pequeno, o ridículo e o trágico, a magia da perfeição e o charme da imperfeição, o espetáculo evidencia a força e a fragilidade do palhaço, mas também a sua sabedoria e ternura, para ilustrar o aspecto humano de cada um de nós. A música, ora lírica, ora divertida, transforma Corteo numa festa intemporal onde a ilusão brinca com a realidade.

A nova temporada do Cirque du Soleil, que é a última apresentada no Brasil pela Time for Fun, tem preços menores do que as edições passadas, variando de R$ 190 a R$ 450 (aceita meia entrada) para alcançar a meta de 1 milhão de expectadores.

Corteo começou sua passagem pelo Brasil dia 30 de março, no Parque Villa Lobos, em São Paulo, onde ficará em cartaz até 14 de Julho. Depois, em cartaz em 
Brasília(26/07)  Belo Horizonte (19/08);Curitiba(08/11); Rio de Janeiro (27/12), e em Porto Alegre (07/03/2014), última parada da turnê.

Este magistral e delicado pas-de-deux, com contorcionismos e passos de equilíbrio, é apresentado por dois pequenos artistas, equilibrados em uma argola vertical, presa por uma plataforma giratória.

Como um fantoche que ganha vida, a Marionete surge de surpresa em um inovador equipamento, pronta para dividir a cena com o Palhaço Morto em um cenário que relembra a praia de sua infância.
Em um ato incrível, uma dupla de artistas executam manobras em cordas aéreas e criam uma ligação mágica e sublime que encantam o público com belas demonstrações de força, equilíbrio e agilidade.

Como crianças brincando no quarto dos pais, seis artistas saltam sobre duas camas com mais de 200 quilos, que se movem em plataformas giratórias. Em uma atmosfera pra lá de divertida, mostram dotes acrobáticos, cada um mais desafiador que o outro.

Quatro moças, as antigas amantes do Palhaço Morto, juntam-se em momento de sonho e imaginação. Executam acrobacias aéreas no alto de três candelabros gigantes, rodopiando acima da cama do Palhaço Morto.

Convencido pelo Palhaço Morto e pelo Gigante a participar de uma assombrosa melodia em copos de cristal, o Assobiador Fiel, mestre na arte de assobiar, mostra todo o seu talento em uma apresentação de tirar o fôlego.

Quatro artistas em apresentações solo ou em grupos em Rodas Cyr. A simplicidade de uma Roda Cyr, um círculo puro, destaca-se numa apresentação complexa e cheia de energia.

    Mais de 6,5 milhões de pessoas já assistiram Corteo em 40 cidades de 8 diferentes países do mundo;

    O espetáculo começou em 2005 e muita gente questionou o nome Corteo, porque remete ao sentimento de tristeza de uma despedida de cortejo; 

    Ao todo, são 19 atos com 8 personagens;
    No total, são 260 figurinos feitos com mais de 900 tipos de tecidos diferentes; 

    Corteo exigiu a criação de equipamentos únicos, como uma combinação trampolim com cama elástica;
    A equipe técnica vem de 25 nacionalidades diferentes, sendo que muitos são brasileiros;

    O Cirque du Soleil começou com um grupo de artistas de rua em 1984, em Baie-Sanit-Paul, perto de Quebec, no Canadá;

    Hoje, é uma empresa com mais de 5 mil funcionários, sendo 1300 artistas de 50 países diferentes que falam 25 idiomas diferentes;

    Os espetáculos já foram vistos por mais de 100 milhões de pessoas;

    Os idealizadores do Cirque são considerados grandes empreendedores, que descobriam um novo modelo de negócios dentro do entretenimento.

    Um momento poético e sublime entre o Palhaço Morto e sua querida Palhacinha para encantar o público com um ar juvenil.

    Mestre em manobras com escadas, encanta o público com equilíbrio e sutileza inigualáveis, passando de uma escada a outra, tentando sempre tocar no anjo que o observa lá do alto

    Dois cavalinhos de pantomima, cada qual habitado por dois artistas, que darão muito trabalho ao Palhacinho. Um de cada vez, o Cavalinho e a Eguinha tentarão se livrar dos cuidados do treinador.

    Em uma sobreposição de redes, em estilo trampolim, e três estruturas bem distantes umas das outras, cria-se um universo, no qual, voos e saltos se complementam com muita naturalidade, em um ato único de tirar o fôlego.


    Pesquisar este blog