quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Uni Duni Ler Todas as Letras – Festival Itinerante de Leitura

Porque ler faz a diferença!

Autora de 18 livros e coordenadora de quatro projetos de incentivo à leitura para grávidas, bebês, pré-leitores e idosos, a jornalista Alessandra Roscoe apresenta em agosto uma nova iniciativa, o Uni Duni Ler Todas as Letras – Festival Itinerante de Leitura. O projeto junta a experiência do clube de bebês leitores Uni Duni Ler, que estimula a leitura como brincadeira, com as práticas da oficina Caixinhas de Guardar o Tempo, que trabalha histórias infantis como resgate de memória com idosos e pacientes de Alzheimer.
Com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio a Cultura, da Secretaria de Cultura do GDF), o Uni Duni Ler Todas as Letras realizará leituras gratuitas em feiras livres, parques e praças de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Também estão na programação oficinas de mediação de leituras para bebês e idosos, rodas de histórias e cantigas, performances de ilustração e apresentações em creches públicas e asilos.

O festival ocorrerá em duas etapas
A primeira delas, nos dias 23, 24 e 25 de agosto, contará com a participação dos escritores/ilustradores Jonas Ribeiro, de São Paulo, e Marília Pirillo, do Rio de Janeiro. A eles, somam-se os convidados especiais Carlos Laredo e Clarice Cardell, da companhia teatral para bebês La Casa Incierta, da Espanha, Ana Paula Bernardes e Tino Freitas, dos Roedores de Livros (DF), além da coordenadora do projeto Alessandra Roscoe.

A segunda etapa será realizada entre 27 e 29 de setembro e passará por Paranoá, São Sebastião, Lago Sul e Plano Piloto com as participações do escritor/ilustrador André Neves, pernambucano radicado em Porto Alegre (vencedor do Jabuti de literatura infantil em 2012) e do escritor mineiro Leo Cunha, também bastante premiado e autor de mais de 30 livros infantis e juvenis. Mais detalhes sobre a programação de setembro serão divulgados nos próximos contatos.

Uni Duni Ler Todas as Letras – Festival Itinerante de Leitura
Dias 23, 24 e 25 de agosto e entre 27 e 29 de setembro, em vários horários e locais do Distrito Federal. Evento itinerante com leituras de textos para bebês, crianças e idosos, oficinas de mediação de leituras, rodas de histórias e cantigas, performances de ilustração. Acesso livre. Classificação indicativa livre. Inscrições para as oficinas:alessandraroscoe@uol.com.br. Informações: unidunilertodasasletras.wordpress.com.

PROGRAMAÇÃO ABERTA

23 de agosto, das 15h às 18h, no Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília: Oficina A leitura como vínculo afetivo e construção de memórias, destinada a mediadores, professores, pais e cuidadores de idosos, com Alessandra Roscoe (escritora - DF), Ana Paula Bernardes (coordenadora dos Roedores de Livros - DF), Marília Pirillo (escritora/ ilustradora - RJ) e Tino Freitas (escritor - DF). Inscrições somente por email: alessandraroscoe@uol.com.br

A oficina é gratuita, mas há limite de vagas, interessados devem encaminhar para o email acima, os seguintes dados: nome e endereço completos, telefones e e-mail para contato, RG, CPF e profissão.

24 e agosto, às 10h, no Espaço do Roedores de Livros no Shopping Popular da Ceilândia: Leituras públicas para bebês, crianças e famílias com Alessandra Roscoe (DF), Jonas Ribeiro (SP) e Marília Pirillo (RJ). Às 16h, no vão da Biblioteca Nacional: roda de histórias e cantigas com Alessandra Roscoe (DF), Jonas Ribeiro (SP), Marília Pirillo (RJ), Tino Freitas (DF) e convidados. A roda será interativa e com a participação do público e terá leituras, música, contações de história e performance de ilustração.

25 de agosto, às 10h, no Taguaparque em Taguatinga: Leituras públicas para idosos – Alessandra Roscoe (DF), Jonas Ribeiro (SP) e Marília Pirillo (RJ) irão partilhar histórias e leituras tendo como foco a memória.

APRESENTAÇÃO FECHADA NO VARJÃO
Além das atividades abertas para a população, no 21 de agosto haverá uma apresentação fechada na comunidade do Varjão, das 8h30 às 16h: Centro Social Tia Angelina: Apresentações para bebês: O fio do invisível tecendo elementos do livro Caixinha de guardar o tempo, com Carlos Laredo e Clarice Cardell, da Cia Teatral para Bebês La Casa Incierta ( Madri – Espanha) e Alessandra Roscoe (escritora – DF).

CONVIDADOS ESPECIAIS

André Neves
Nasceu em Recife (PE), mas atualmente reside em Porto Alegre (RS), onde trabalha pesquisando, escrevendo e ilustrando livros infantis. Estudou Artes Plásticas, é arte-educador e promove palestras e oficinas sobre literatura infantil e juvenil. Neves é um dos mais renomados ilustradores de literatura infantil e juvenil da atualidade. Há quase dez anos atua como ilustrador, lançou mais de 50 obras. Acumulou prêmios literários importantes, como Luís Jardim, Jabuti, Açorianos e o Speciali, do Concurso Lucca Comics e Games na Itália. Também participou de mostras e exposições de ilustração no Brasil e no exterior. Sua obra mais recente é Malvina para a qual fez texto e imagens.confabulandoimagens.blogspot.com.br

Jonas Ribeiro
É formado em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC-SP. Formado pelos tantos livros que leu por prazer em bibliotecas públicas ou que, sem pensar duas vezes, garimpou em livrarias. Vive inventando um jeito de aproximar as pessoas dos livros e da leitura. Visitou mais de 1001 escolas com seus baús encantados e escreveu mais de 101 livros. O Jonas estuda piano, a ternura e a bobeira espontânea. E também gosta de ficar sem fazer nada, só para sentir o vento suave da existência. www.jonasescritor.com.br

Leo Cunha
É escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Nasceu em Bocaiúva (MG) em 1966, mas mora em Belo Horizonte desde criança. Já publicou cerca de 50 livros, sendo cinco de crônicas e a maioria para crianças e jovens. Entre eles: Pela estrada afora, Ninguém me entende nessa casa!, Clave de lua, A menina da varanda, Conversa pra boy dormir, Viva-Voz!, Profissonhos - um guia poético, Cantigamente, Piolho na Rapunzel. Traduziu ou adaptou mais de 30 livros, de autores como Julio Cortázar, Robert L. Stevenson, Jerry Spinelli, entre outros. leocunha.jex.com.br

Marília Pirillo
Publicitária gaúcha radicada no Rio de Janeiro, Marília Pirillo é ilustradora de mais de 40 livros e autora de publicações infantis e juvenis como Bonifácio, o porquinho e 60 contos diminutos. Além de participar constantemente de eventos literários e ministrar oficinas sobre literatura infanto-juvenil, Marília coordena os encontros da Confraria Reinações Carioca, grupo de leitura e discussão sobre livros para crianças e jovens. www.mariliapirillo.com.

PARTICIPAÇÕES
La Casa Incierta
Inaugurou em 2005, na Espanha, uma abordagem artístico-educacional para a primeira idade e deixou sementes de seu trabalho pioneiro em São Paulo, desde que começou a trazer suas montagens para o Brasil, a partir de 2008. A companhia é encabeçada pela brasiliense Clarice Cardell, criadora, administradora e atriz da companhia, ao lado do dramaturgo e diretor das montagens Carlos Laredo, com quem é casada há uma década. La Casa Incierta conquistou o nome de maior destaque em teatro para bebês na Espanha, e é hoje uma das mais conhecidas na Europa e no mundo. lacasaincierta.com.

Roedores de Livros
Desde 2006, Ana Paula Bernardes e Tino Freitas realizam o projeto voluntário Roedores de Livros, cujo objetivo é despertar nas crianças o prazer de ler. Para isso, eles usam ações integradas como mediação de leitura, oficinas de artes e música ao vivo. Com sede em Ceilândia, o grupo vivencia literatura e solidariedade com 30 crianças.roedoresdelivros.blogspot.com.br.

Coordenação
Alessandra Roscoe é jornalista, escritora e mãe de três filhos. Desde 2007, comanda o blog Contos, cantos e encantos (contoscantoseencantos.blogspot.com), dedicado à literatura e à arte voltadas para a infância. Alessandra é também mediadora de leituras e coordena projetos que incentivam desde a leitura para o ventre, com casais "grávidos", até a busca da reconstrução da memória a partir das histórias com idosos pacientes de Alzheimer. Entusiasta da leitura para bebês, a escritora coordena ainda oficinas de leitura sensorial com crianças de zero a seis anos de idade e um clube de leitura para bebês, o Uni Duni Ler, que incentiva o prazer das leituras partilhadas, do brincar de ler.

Pesquisar este blog