quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Os benefícios do açaí

Consumo da fruta contribui para recuperar energia e melhorar na performance física

O açaí é uma frutinha roxa que traz muitos benefícios à saúde, além de ser altamente versátil, podendo ser usada em sorvetes, sucos, geleias, junto com cereais, sobremesas em geral ou até mesmo pura. Isso sem contar outras modalidades. Na Amazônia, por exemplo, de maneira tradicional, é consumida gelada com farinha, seja de mandioca ou tapioca. Outros até preparam pirão com a fruta a fim de comer junto com peixe assado.



Mas como usar o açaí como aliado à saúde? Segundo a nutricionista e sócia proprietária do 
Açaí Sublime, Elisa Zagury Pargendler, a especiaria é um alimento fortificante em fibras, no que auxilia no trato gastrointestinal diário. Segundo ela consumido puro ou acompanhado de frutas e granolas, pode substituir algumas refeições e até auxiliar na perda de peso, conforme orientação de um nutricionista.

O açaí possui mais propriedades antioxidantes do que a uva e portanto, com o auxílio da vitamina E, consequentemente distribui Ômega-6 e Ômega-9, combate o colesterol ruim do corpo e melhora a circulação sanguínea. Por isso atua contra a velhice precoce e vários problemas cardíacos. Essa fruta também ajuda no combate ao câncer por possuir ácido oleico, retardando assim o desenvolvimento de tumores e contribuindo na destruição das células cancerígenas.
“Ele auxilia na longevidade por ser um alimento antioxidante, rico em vitaminas, cálcio, fósforo, fibras, ferro, potássio e minerais”, acrescenta.

Outra doença que o açaí ajuda a prevenir é a osteoporose. Afinal de contas, é um alimento rico em cálcio e potássio. Ainda tem o ferro, que previne e combate a anemia, mais o fósforo, além de outros minerais.

Praticas esportivas e alimenação sudável
O açaí é bastante consumido pelos praticantes de atividade física, ele pode ser consumido tanto como pré-treino, para servir como fonte de energia, na função de um estimulante, segundo Elisa.
“Pode também ser consumido como pós-treino, vendo individualmente o interesse de cada um (se é para perda ou ganho de massa muscular), ele ajuda nas duas formas, porém de maneiras diferentes, sendo a quantidade e os acompanhamentos ofertados por um nutricionista”, garante.

A fruta é um verdadeiro energético natural, ao contrário de outros tantos que não são verdadeiramente energéticos e sim meros estimulantes, dando falsa impressão de energia e, quando o efeito acaba, o corpo desanima sem conseguir estabelecer uma recuperação eficaz de toda energia perdida.

Quando a fruta é misturada com com alguns derivados, os efeitos podem alterar. De acordo com a nutricionista o açaí vai continuar tendo suas propriedades nutricionais, porém se diluídos com açúcar e com outras formas de frutas, pode alterar o seu teor calórico e privar diabéticos de consumi-los dessa forma.
“A adição de frutas é interessante, pois elas têm outros tipos de vitaminas, o que acaba por completar o alimento”, descreve.

O açaí é também uma fonte de carboidrato, o que não atrapalha se a pessoa quer perder peso durante à pratica de exercícios físicos.
“A quantidade de carboidrato no açaí é aceitável e necessária. Ele faz parte dos macronutrientes, e é imprescindível nas refeições. O importante é saber a quantidade necessária da fruta que pode se consumir dentro do quadro da dieta, assim como qualquer outro alimento”, reitera.

Pesquisar este blog