Maior concurso de joias em ouro realizado no país, o AuDITIONS Brasil, promovido pela produtora de ouro AngloGold Ashanti, apresenta ao público goiano a coleção de joias finalistas da edição 2015, entre os dias 24 de novembro e 6 de dezembro, na Vila Cultural Cora Coralina. A exposição, que leva a assinatura criativa de Fause Haten, poderá ser visitada de terça a domingo, entre 9h e 17h.
Antes de chegar a Goiânia, a coleção AuDITIONS 2015 esteve presente em um stand montado dentro do pavilhão da última edição da São Paulo Fashion Week, em abril deste ano; em uma exposição em Belo Horizonte, no Museu de Minas e Metais; e, em outubro, chegou ao Rio de Janeiro, onde esteve exposta no IED – Istituto Europeo di Design.
O tema fornecido para inspirar os participantes desta 7ª edição do concurso em 2015 foi “Recombinações”, a união de ideias, elementos ou conceitos diferentes para criar algo completamente novo, perpetuando a lógica da inovação, tão característica de nosso tempo.
O AuDITIONS Brasil foi criado em 2002, com objetivo de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do ouro, incluindo o setor joalheiro, que representa mais de 40% da demanda global do produto. Para a AngloGold Ashanti, que atualmente viabiliza o AuDITIONS Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o evento alcança seu objetivo ao estimular a inovação e renovação do design; apontar tendências e incentivar o uso de novas tecnologias.
A Golden Girl
Desde o ano passado a atriz e modelo Fiorella Mattheis ocupa o cargo de “Golden Girl” – a embaixadora e imagem do concurso AuDITIONS em sua sétima edição. Fiorella participou ativamente de todas as etapas do concurso, fotografou com todas as joias para o catálogo oficial da marca além de ter participado do desfile e festa de encerramento, realizados em Belo Horizonte em dezembro de 2015.
“O trabalho como Embaixadora do concurso AuDITIONS é uma experiência ímpar. Fotografamos em meio a monumentos históricos, com vestidos incríveis e usando lindas joias, que são verdadeiras obras de arte e design. É uma honra representar a criatividade do design brasileiro na forma de joias em ouro e promover grandes artistas criadores de nossa joalheria nacional”, atesta ela.
A Exposição
A concepção do espaço onde as joias finalistas do AuDITIONS 2015 estarão sendo exibidas na Vila Coralina, em Goiânia, leva a assinatura de Fause Haten. O público poderá conhecer as joias finalistas e vencedoras, emolduradas pelos vestidos criados por Fause para o evento final de premiação do AuDITIONS, que aconteceu em Belo Horizonte. Os visitantes poderão ver as joias de perto e ter um gostinho dos caminhos percorridos pela Golden Girl, Fiorella Mattheis, nas cidades de Sabará e Santa Bárbara, interior de Minas Gerais, ao ser fotografada por Jacques Dequeker para os catálogos da coleção.
Vinte e quatro vídeos serão projetados simultaneamente em quatro blocos de telas recortadas por meio de vídeo mapping, assinado pelo videomaker Dado Marietti. Ao todo, serão 102 vídeos que farão o público mergulhar na história do ciclo do ouro em Minas Gerais, passando por paisagens como o Santuário do Caraça, de Santa Bárbara, e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Sabará, ricamente trabalhada em ouro e uma das mais antigas do Brasil.
“A proposta da exposição é permitir que cada pessoa faça a edição do que está vendo com seu olhar e crie suas próprias narrativas. As imagens da Fiorella e das joias se intercalam e acontecem em vários ambientes e ângulos diferentes, permitindo que o espectador assista os recortes que mais o interessem e, ao mesmo tempo, veja as joias ao vivo, bem de perto”, explica Fause.
A Coleção
O público carioca poderá ver de perto todas as 17 joias que integram a coleção “Recombinações” do concurso AuDITIONS 2015, incluindo as quatro peças vencedoras: “Rapte-me!”, de Adriana Oliveira, premiada com o primeiro lugar na Categoria Designer; “Magide”, de Flavia Rigoni, que ficou com o segundo lugar; e a criação de Camila Schmitt, “Favela T-Shirt”, premiada com o terceiro lugar. A quarta premiada na edição 2015 do concurso, na categoria Revelação, foi à peça “Caleidoscópio”, de Isabelle Kowalski.
Além dessas, o público também poderá conhecer as joias “Padma”, de Milielton Cardoso; “Brinco Sagrado e Profano”, de Maíde Lança; “Tatau”, de Karen Magalhães; “Emoglifos”, de Lucas Rio; “Capitu”, de Luana Nunes; “Cordão Binário”, de Alexandre Furlan; “Anel Escultura Útero da Terra”, de Glace Drumond; “Ritmos”, de Carla Abras; “Geometry”, de Gianfranco Cacciola; “O que é que o Ouro Tem?”, de Bruna Gasparini; “O Beijo”, de Claudia Lamassa; “Marina”, de Eliania Rosseti e “Em Tramas”, de Thaise Farias. Agora, todas as joias fazem parte da coleção particular da AngloGold Ashanti.
AngloGold Ashanti
Uma das maiores produtoras de ouro do mundo, no Brasil a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 17 operações em 9 países, gerando mais de 50 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johanesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johanesburgo, Nova York, Londres, Austrália e Gana.
Serviço:
AuDITIONS Brasil
Dia 24 de novembro - de terça a domingo, de 9h às 17h
Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, s/n - St. Central)
Até 06/12/2016
Livre
Gratuito
Goiânia - GO
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