A nova Coleção Blue Book
aproveita o lendário estilo da Tiffany, sua tradição de beleza e
excelência, e seu status de principal joalheria do mundo, para criar uma
celebração extravagante, eufórica, magnífica e mágica inspirada na Era
do Jazz.
A Blue Book 2013 está repleta de referência e da inovação dos “Loucos Anos Vinte” que transformaram a moda e a cultura e deram lugar ao glamour americano. Joalheria de destaque desde então, a Tiffany criou as jóias de diamante que adornavam as novas e elegantes silhuetas e os opulentos trajes para os restaurantes underground. Tendo conquistado uma autonomia nunca vista antes, as mulheres se deleitavam com a estimulante desenvoltura de tudo isso, tanto no trabalho como na cidade. As barras das saias subiram, e as “melindrosas”, com cabelos curtos e vestidos de franjas, dançavam com total liberdade no ponto mais alto do estilo – Nova Iorque – onde a Tiffany foi fundada. A metrópole tornou-se a musa da Tiffany para os diamantes que brilhavam como o horizonte Art Déco da cidade.
Com a elite das pedras preciosas pelas quais a Tiffany & Co. é famosa, os mestres do design da Blue Book iluminam esse lendário período com criações brilhantes que exploram a tradição Déco da Tiffany, que privilegiava diamantes brancos e pontuados de platina com pedras coloridas em arranjos suavemente contornados. As deslumbrantes jóias dos designers se movem com a exuberância da Era do Jazz e seguem a corrente dos tempos modernos.
Colares e brincos de pingente de diamante dividem a graça sublime dos arranha-céus de Nova Iorque, como o Edifício Chrysler e o Rockefeller Center. Pulseiras envolvem o pulso com diamantes redondos e retangulares dispostos manualmente nos padrões rítmicos de uma composição de jazz. Um corpete de voluptuosas flores de diamante é estilizado com diamantes de lapidação mista tão discretamente ligados que parecem flutuar no decote. Pedras brilhantes contrastam com ônix lapidado à mão e formam deslumbrantes leques em laca preta; e diamantes em forma de pêra, pródigos em tamanho e disposição, são uma nota resplandecente em meio a jóias de movimento sensual que são efervescentes como o champanhe e puras como a seda.
A vibrante palheta de cores Art Déco se reflete em raros diamantes de cores extravagantes, tesouros do mundo natural que podem ser encontrados apenas na Tiffany. Diamantes rosas, laranjas, azuis e verdes com uma rica saturação de cores combinam com diamantes brancos em anéis de pura simetria, e anéis com diamantes amarelos são orlados com safiras, granadas e diamantes rosas.
A Coleção Blue Book também comemora as pedras preciosas que a Tiffany apresentou ao mundo. Entre elas estão a tsavorita verde em jóias de grande extensão e movimento, a kunzita, uma jóia lilás-rosada que acentua motivos espirais, a tanzanita azul-violeta cercada por uma galáxia de diamantes e a morganita rosa florescendo entre folhas de diamante. Entre as pedras trazidas pela Tiffany à vanguarda da moda estão as safiras de Montana e as exuberantes turquesas em jóias inspiradas pela precisão geométrica da Art Déco.
Como um refrão hipnótico, a Era do Jazz perpassa a Blue Book, atraindo conhecedores e colecionadores para essa época totalmente elegante – e chocante – dos Estados Unidos.