quarta-feira, 28 de março de 2018

Três gerações falam sobre Brasília em filme que circula pelo DF

Filmagem na Faculdade Dulcina de Moraes. Foto: Joanna Ramos

O projeto “Brasília: Memória & Invenção” comemora os 58 anos da Capital dos Brasis e circula durante os meses de março, abril e maio para celebrar a diversidade como elemento central da identidade cultural candango-brasiliense. Isso mesmo, o resgate da história da cidade e de personagens fundamentais para a gênese cultural de Brasília converge com a produção de novos registros sobre agentes e movimentos contemporâneos.
Assim, ressalta a memória e o espírito inventivo como patrimônios indispensáveis para a compreensão da nossa identidade multifacetada. O processo de pesquisa partiu de um “Conselho Inspirador” formado por figuras icônicas da capital: a historiadora Ana Queiroz, o artista plástico e compositor Bené Fonteles, a poeta e atriz Marina Mara e o cineasta Vladimir Carvalho. Interessantíssimo e confesso que fiquei muito curiosa.

Para completar a pesquisa, foram realizados seis encontros em territórios culturais relevantes para a cidade: Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Casa Frida, Mercado Sul, Seu Estrelo – Vila Cultural, Fundação Cinememória e Memorial dos Povos Indígenas. Em cada encontro, agentes culturais representantes de três gerações distintas dialogaram sobre temas como memória coletiva, processos de criação artística, formação cultural das novas gerações e desafios e perspectivas atuais, tendo a Capital onde os Brasis se cruzam como pano de fundo. Os encontros foram filmados e serão apresentados a partir deste mês ao público.

Vladimir Carvalho. Foto: Joanna Ramos

O público pode conhecer o resultado dessa jornada através do site do projeto e de rodas de diálogos que acontecem em Ceilândia, Plano Piloto, São Sebastião e Taguatinga, nos dias 31 de março e 7, 18 e 21 de abril, com entrada franca. Em edição especial, a última roda será no dia 20 de maio (domingo), às 18:30, no Cinema do CCBB, encerrando a Mostra do Filme Livre.




Serviço:
“Brasília: Memória & Invenção” tem apresentação do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura do Governo de Brasília.

Mais informações: (61) 98167- 3262 – Mateus Dounis e Acha Brasília (61) 99326-6390.

O quê: Brasília: Memória & Invenção;
· Quando e onde: 31/03 | 16:00 | Ceilândia – Jovem de Expressão (EQNM 18/20 - Bloco C - Praça do Cidadão - Ceilândia Norte).

· 07/04 | 17:00 | São Sebastião – Casa Frida (Rua 30 - São Sebastião).

· 18/04 | 19:00 | Plano Piloto – Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Conic - Setor de Diversões Sul).

· 21/04 | 17:00 | Taguatinga – Mercado Sul (Eco Feira - Mercado Sul - St. B Sul - QSB 12 - Taguatinga Sul).

· 20/05 | 18:30 | Plano Piloto – CCBB (Setor de Clubes Sul - Trecho 2 - Lote 22)



http://elafaladosbastidores.blogspot.com.br/2018/03/tres-geracoes-falam-sobre-brasilia-em.html

Pesquisar este blog