Chegam as férias e os pais se preparam para entreter os filhos com muitas atividades e diversão. Tudo muito justo. O lazer para crianças e adolescentes é mais que saudável. Mas as férias também são importantes para checar se vai tudo bem com a saúde física. O período se mostra ideal para exames de rotina como os de vista. Infelizmente, no caso da visita ao oftamologista, ela costuma ser feita quando o problema já se manifestou e se instalou, quase nunca como medida preventiva.
Dr José Geraldo, sócio-diretor do Grupo Inob, alerta para a necessidade dos pais atentarem para esse cuidado com os filhos e que também fiquem de olho em pequenos indícios que possam acusar algum problema. "Muitas vezes os pais percebem alteração no reflexo dos olhos do filho, o que deve ser avaliado pelo especialista. O problema também pode ser notado pelo professor ao ver que o aluno aperta os olhos durante a aula ou reclama não enxergar bem o quadro, o que muitas vezes leva ao baixo rendimento escolar, causando, a partir daí, um relacionamento complicado do jovem com o mundo dos estudos", explica o médico.
Segundo ele, o ideal é os pais marcarem os exames de vista e atualização de óculos para antes do início das aulas. Quanto ao inicio dos exames, o primeiro já é feito pelo pediatra no teste do olhinho. A partir daí, o indicado é começar a fazer os exames por volta dos dois anos. Alguns problemas, se descobertos e tratados desde os primeiros anos, podem ser completamente reversíveis, caso do estrabismo, por exemplo.
CINEMA 3D
O especialista chama atenção, ainda, para o cuidado redobrado nas sessões de cinema 3D. O movimento nos cinemas durante as férias aumenta bastante, e não custa ser cauteloso. "Os cinemas garantem que limpam os óculos antes de cada sessão, mas acho prudente ter em mãos o álcool gel e limpar direitinho tanto as lentes quanto as hastes. Doenças como a conjuntivite, ainda mais comuns durante a seca, são altamente contagiosas. Até uma dermatite pode ser transmitida", esclarece.
O oftalmologista também explica que o 3D exige mais da vista que a projeção normal e que o ideial é descansar os olhos após a sessão. Ou seja, sair da sala e já pousar os olhos na tela do smartphone não é uma boa ideia. Nas horas subsequentes à diversão a pessoa, pode acontecer da pessoa sofrer com dor de cabeça, enxaqueca, vertigem e náuseas. Neste caso, é bom procurar um oftalmologista para avaliar se foi apenas um desconforto transitório, ou se há um problema de vista por trás do mal estar.
Serviço
INOB Brasília
SHLS 716 Centro Clínico Sul Torre II – Térreo | (61) 3298-6060
HOG
Quadra 1 Conjunto G Lote 1 – Setor Sul | (61) 3298-6061